domingo, 13 de junho de 2010

E por falar em saudade...




FEIRA DIAMANTINA-MG

Hoje pela manhã, como de costume no domingo, após o café...passo um bom tempo lendo o Jornal A tarde (Salvador-Ba). Um ritual herdado de meu pai. Que começa com a espera da senhora, que entrega há mais de 10 anos o jornal em nossa porta. Folheio cada página... mas sigo uma ordem costumeira. Inicialmente vou para as colunas de Malu Fontes e Danuza Leão, para depois ir para a revista MUITO, seguida da revistinha da TV, matérias da 1ª página e a seção policial. E ao me deparar com a coluna de Danuza Leão entitulada, "Por falar em saudade", de imediato pensei em usar o texto escrito como inspiração para um post aqui no blog. Peço desculpas, por ter copiado o título, que veio também da música - Onde Anda Você, do nosso poetinha Vinicius de Moraes. Contudo, quero deixar claro que a minha saudade não tem nada haver com os hábitos por ela abordados, ou seja, fumar um cigarro e tomar uma boa e velha dose de uísque, mas são sensações, sabores, cheiros, sons, paisagens... hábitos incorporados nessa minha vida em trânsito nesses últimos 3 anos.

Quero, aqui, transitar por esse recorte temporal e geográfico, para não correr o risco de ir longe demais e chegar até a década de 80. Com todas aquelas maravilhas que conhecemos e hoje, se tornaram acervo de muitos adultos-jovens que fazem o tipo meio descolado e "retrô" (devo confessar que sou simpatizante dessa categoria). Ai saudade da década de 80! Mas deixa lá...saudades e mais saudadades...

De 2008 a 2010 venho acompanhando meu marido nas suas remoções pelo território nacional. Em 2008, moramos em Diamantina (MInas Gerais) já em 2009 fomos de Campinas (São Paulo) e para Paulo Afonso no interior da Bahia. Sendo que neste ano estive em trânsito entre Salvador, Paulo Afonso e São Paulo, onde faço o Doutorado em Comunicação e Semiótica-PUC. Vida cigana que me faz experimentar de um tudo. Não ter pudores em incorporar hábitos locais e me dar o "luxo" em ser uma cidadã em trânsito.
De cada lugarzinho que passei, tenho uma lista de "saudades"... E se pudesse encontrar o "gênio da lâmpada" pediria um único desejo: uma mescla dessas experiências sem que tivessem tempo para acabar.

A começar por...
Diamantina- MG
- O café acompanhado de bolo de milho e pão de queijo do CAFÉ MINEIRO.
- As conversas na porta de casa, na lojinha de Sâmia.
- A feira no sábado, com as verduras deliciosas e fresquinhas, regada de "cachaça", pestiscos e música sertaneja para aguentar o frio.
- A missa na Catedral de Santo Antônio.
- A minha varanda, na qual ficava igual a jacaré tomando sol.
- Das amizades que fizemos ali.
Campinas-SP
- A nossa casinha tão aconchegante(a cozinha enorme).
- Minhas experimentações como dona de casa e cozinheira.
- Os passeios pelo Cambuí.
- As aulas de yoga e Pilates na acacdemia, na esquina de casa.
- A pitza de cebola, shimeji e shitake da Pizzaria Brás.
- A confeitaria Romana.
- As noites de frio regadas a vinho casal Garcia e Fondue.
- O trânsito livre.
- As amizades que fizemos ali.
São Paulo (período do Doutorado)
- Do convívio semanal com minha querida orientadora, Helena Katz (a pessoa mais generosa que conheço do meio acadêmico).
- Dos domingos na Igreja Batista Perdizes.
- Da PUC em todos os sentidos: CED, aulas, biblioteca, amizades...
- Da feira as terças-feiras na Rua Ministro Godói.
- Da broinha com café na cantina do 5º andar na PUC, na companhia de Amanda, Leila e Andréa.
- Da grade de possibilidade de espetáculos de dança, durante toda a semana.
- Do frio, que de alguma forma nos proporciona diversos prazeres: chocolate quente, cobertor e um bom livro e a vontade de não sair da cama.

Não vou aqui, escrever sobre Paulo Afonso... Porque por agora, não significa uma passagem em nossas vidas... mas devo confessar: que morro de vontade de ficar na minha casa ampla e de saudade da cidade tranquila, onde se pode transitar de carro sem engarrafamento.
E com relação a sampa, devo voltar outras vezes, afinal ainda tenho que retornar para a qualificação e defesa. A "broinha" do 5º andar que me aguarde!
Mas sinceramente, se pudesse viveria todos esses lugares-pessoas, gostos, sensações no AQUI E AGORA.
E POR FALAR EM SAUDADE... do que você sente falta?

Um comentário: