terça-feira, 18 de maio de 2010

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Para quem não sabe, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Campanha instituída em 2000, o dia faz alusão a um crime, ocorrido no Espírito Santo, há 27 anos, em que Araceli Cabrera Sanches , então com oito anos de idade, foi violentada e assassinada.
Hoje, os Comitês de enfrentamento, ONGs, instituições parceiras e vários setores dessa rede de atenção, se mobilizam para sensibilizar a sociedade no engajamento dessa ação. Pois, quantas meninas e meninos continuarão reféns de uma violência crescente em nossa sociedade, muitas vezes de forma tão velada e por não dizer, naturalizada como um traço cultural. Afinal, quantas meninas são iniciadas sexualmente por seus pais, no interior do nordeste, como um pacto familiar perpetuado entre gerações?
Aqui, não pretendo, nesse momento tecer alguma aboradgem teórica sobre essa questão multidimensional, mas sim usar desse espaço com mais um lembrete, de que devemos se colocar como colaboradores dessa campanha. Que se faça 18 de maio todos os dias em nossas vidas, não apenas hoje. Uma vez que é esse o objetivo da Campanha, que tem como slogan: "Esquecer é permitir. Lembrar é combater"
Temos muitas possibilidades de intervir nessa questão. Não apenas denunciando, com o disque 100, que é uma ação mais concreta. Porém também repensando nossas ações cotidianas, como por exemplo: o que estamos fazendo para alargar a infância das nossas crianças? Garantindo o fluxo dessa fase e "colocando o pé no freio"" para qualquer possibilidade de uma adolescência precoce nesses corpos. Temos que garantir a infância como infância, negociando com os apelos midiáticos que tentam impor nessas vidas "marcas" adultas, muitas vezes extensões de uma sociedade pedófila. E o que pior, nem nos damos conta, muitas vezes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário