sábado, 8 de maio de 2010

ESCALADAS...


Essa figura postada revela minha atual situação: sinto-me escalando montanhas de livros! E apsesar de não querer usa-la como justificativa para minha ausência prolongada, aqui no blog, acabo nela sim! Desculpem-me!

Pois acreditem: as leituras têm sido um GRANDE desafio para mim! Não só de estado de espírito, como também do tempo destinado a tal fazer. O que é muito estranho, uma vez que sempre fui compulsiva (quase devoradora) por livros e não existia maior prazer do que este: ler! Livros para mim, principalmente se tratando de uma bibliografia vinculada a minha área de pesquisa - Dança, Política, Mídia e Poder, sempre foram uma possibilidade de saborear o saber com sabor. É justamente, o que Roland Barth traduz como "gaio sabor", ou seja, o prazer que a leitura dispara no corpo. Entrretanto, nesse momento da minha vida, por muitos motivos, sejam emocionais, geográficos, fisico-químicos, etc. a química interna é outra. Sou tomada de "assalto" por uma falta de concentração, em outras palavras uma grande dificuldade em me conectar com o texto. Escalo cada parágrafo na tentativa de não cair no risco de fazer uma leitura do tipo romance ou novelesca, onde as palavras chegam e não encontram formas de colar no corpo. Fujo das leituras que apenas ilustram, ilustram...
Contudo, ouço a voz da sabedoria popular: a natureza é sábia. Talvez nesse momento, o que menos necessito é escalar qualquer que seja o monte. Afinal, o corpo se utliza da sua lógica interna para poupar energia para outros fins. Que concerteza não são as escaladas acadêmicas e bibliográficas, mas sim de outra natureza - o da preservação da espécie humana. Mais uma vez, tiro meu chapéu para Darwin. Uma vez que na Teoria da Evolução, encontro a minha redenção situacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário