quarta-feira, 8 de julho de 2009

São apenas recortes da dissertação...

TÍTULO:
A SUBVERSÃO DA SUJEIÇÃO: AÇÃO POLÍTICA DA DANÇA DO VENTRE EM ADOLESCENTES SUJEITADAS E EM INSTITUIÇÕES.
RESUMO:
Esta dissertação apresenta a dança do ventre como uma ação política trabalhada em três eixos: corpos-sujeitos, corpos-instituições e na oficialização da dança nos espaços institucionais. Para tanto, defende a hipótese de que a dança do ventre é uma ação subvertedora e propositora de reorganizações corporais, uma vez que atua no mesmo ambiente de ocorrência da sujeição. Para entender o corpo que dança na situação do abuso sexual, o estudo apresenta a implementação da dança do ventre em instituições especializadas da cidade de Salvador-Ba. O objetivo é analisar criticamente os encaminhamentos de dança desenvolvidos nessas instituições, de forma experimental, nos anos 2004 e 2005. Para isso, através de leituras e análises sistemáticas, foi selecionado um recorte teórico concernente às relações estabelecidas entre dança, dança do ventre, corpo, poder e sujeição. Destacam-se autores como Katz e Greiner, Lakoff & Jonhson em diálogo com as obras de Foucault, e autores das ciências políticas como Pélbart, Butler e Agamben. A abordagem metodológica se dá via procedimentos e etapas de investigação, através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas; da análise dos dados coletados nas experiências corporais; da análise crítica dos experimentos propostos e da articulação com as instituições receptoras. Desse empreendimento, a dissertação propõe-se ainda a discutir o lugar do corpo e do corpo que dança em espaços institucionais que adotam procedimentos da natureza no trabalho com adolescentes sujeitadas pelo abuso sexual. A observação das relações e implicações filosóficas-políticas dos corpos-sujeitos e dos corpos-instituições envolvidos na discussão do abuso sexual serve ao propósito de indicar possíveis devoluções às instituições, entendidas na etapa final do estudo como proposições, ao invés de conclusões finais. O estudo prestou-se ainda à tarefa de propor a oficialização da dança no protocolo de serviços das instituições analisadas.


Palavras-chave: dança do ventre; corpo; adolescência; sujeição.


3 comentários:

  1. Marcita, bem: consegui ler o final de sua tese. Creia... apesar de destra, tenho mania de começar a folear qualquer coisa pelo fim. E aquelas entrevistas me tocaram profundamente. Me emocionei demais. Não sei nem mais se preciso ler o resto. Sabe, aquilo foi suficiente para me dizer o quão precioso foi seu trabalho. Olha, parabéns por cada minuto investido. Vc deve publicar seu livro. Invista mais nas entrevistas. Elas falam a língua do coração.

    ResponderExcluir
  2. Lory concordo com você. Mas pelo ponto de vista acadêmico, as entrevistas são ferramentas da metodologia que escolhi e assim, devem ficar no anexo. É uma pena abrigá-las neste lugar, pois dar a voz ao outro é a dignidade da pesquisa, como diria Michel Foucault.bjs

    ResponderExcluir
  3. ola! Vc pode me passar o referencial teórico de sua tese, certinho?Nome, titulo, ano, etc
    obrigada!

    ResponderExcluir