domingo, 27 de dezembro de 2009

PARA 2010

Talvez soe estranho escrever/dizer o verbo comprometer como uma ação imperativa para 2010. Pois aqui está o desafio: COMPROMETER-SE! Para mim e tantas outras pessoas que entendem que as ações pessoais não começam e nem terminam nos nossos atos, mas estão implicadas em um viver no coletivo. O que de partida já solicita questionar-se o tempo todo sobre a sua contribuição (para não escrever compromisso) no e para o mundo. E, que de algum modo solicita TAMBÉM a boa vontade de revisitar o verbo comprometer fora do “tom” pesado a ele associado. Pois habitualmente, temos um medo danado de compromisso, de comprometer-se com algo (fora dos nossos interesses pessoais) e, conseqüentemente da impossibilidade de escape que essa ação já acarreta. Afinal, uma vez que se dá a palavra, que se promete algo e que se compromete, fica complicadíssimo voltar atrás (excetos para os políticos de plantão). Dito isto, não é mais fácil então viver sem comprometer-se? A minha hipótese, vai ao contrário desse tipo de atitude que culturalmente já foi incorporado a espécie humana.

Acredito que para se viver hoje, PRECISA-SE da ação de comprometer, como uma premissa básica de sobrevivência. Ainda que seja apenas, para desfilar de politicamente correto e entrar no circulo dos descolados (com suas sacolinhas recicláveis e o ar de que se compromete com a preservação do planeta). Contudo, ando de saco cheio do hiperativismo vazio. Desse modismo burguês que gruda no corpicho e faz a gente pousar com o modelito tipo “CARAS” nas diversas situações da vida.

Para 2010, que já começou para mim desde do meio de 2009, eu quero muito mais! QUERO COMPROMETER-ME NO COTIDIANO! Nas micro-ações diárias, que venhamos e convenhamos, são as mais difíceis de modificar!

QUERO COMPROMETER-ME COM O OUTRO, QUE VAI ALÉM DA MINHA FAMÍLIA,
COM O PLANETA EM QUE VIVO,
COM A DANÇA , A PROFISSÃO QUE ESCOLHI
E COM AS GERAÇÕES FUTURAS!

Pode parecer uma fala meio axé-baba, digna daqueles que querem salvar as baleias, mas pelo contrário é uma escolha que já venho exercitando há algum tempo. Pois para quem me acompanha, entende que até esse blog, surgiu como um comprometimento político para as minhas ações/impressões com/sobre a dança do ventre. Um lugar de voz, de reflexão e crítica, de levante de questões e ao mesmo tempo de transformações. O blog como a possibilidade do artista comprometer-se com sua linguagem, de fazer/pensar dança como uma ação desestabilizadora e agregadora de outras leituras e intervenções. Afinal, temos que desmontar entendimentos que o artista não precisa comprometer-se politicamente com o outro, basta apenas levar entretenimento para a sociedade e ponto final. Sim, mas se alguma bailarina opta em fazer uma apresentação tipificada pelos estereótipos da “odalisca”, não carrega nesse fazer um entendimento da dança do ventre sexualizado e a serviço da mídia? Não está se comprometendo com uma visão de mundo? Não podemos mais, entender essa ação apenas como uma leitura equivocada de um fazer. O MEU CORPO/O MEU CORPO QUE DANÇA E ESTÁ NO MUNDO, JÁ TRÁS IMPLICAÇÕES EM UM COLETIVO.

Entretanto, sabendo disto tudo, modifica alguma coisa? Saber apenas basta? Claro, que não. É por isso, que lanço a tarefa do comprometer-se diariamente. Seja na sua profissão, no que você fala ou deixa de falar, fazer, etc. Se você opta em assistir o filme AVATAR e não o filme brasileiro – É proibido fumar, não carrega em si um ato de compromisso? Afinal, qual dos dois gêneros tem mais chance de retornar ao cinema? E a sua participação, gera alguma contribuição nisso? Ahh, mas é só uma ida ao cineminha... não faz mal! Nessa de não faz mal, também nos comprometemos e muito!!!! (Aqui, abro um parênteses para tantos atos descompromissados na dança do ventre, ‘INOCENTADOS” pelo entendimento de que é só uma dança e nada mais. Por favor, o que você escolhe para apresentar no palco também carrega uma visão de mundo e um fazer político). Ou, ou, ou... SE VOCÊ OPTA EM IR APENAS PARA ALGUM TIPO DE APRESENTAÇÃO DE DANÇA DO VENTRE (a da moda, por exemplo) OU VAI APENAS PARA O WORKSHOP DA BAILARINA DA MODA, NÃO ESTÁ DE ALGUM MODO CONTRIBUINDO PARA QUE SÓ ESSE TIPO DE GÊNERO SE ESTABILIZE E IMPEÇA QUE OUTROS POSSAM TAMBÉM ESTAR DISPONÍVEIS?

Nesse ponto, faço um link com o post de Lory (Pacto de mediocridade na dança do ventre) publicado em seu blog (An)danças de Lory – (http://andancasdelory.wordpress.com/), no qual solicita a não adesão ao pacto de mediocridade na dança do ventre. Leiam! Pois este é um ato de comprometer-se com o fazer um artístico e dar voz, a um tipo de fala que não tem a intenção de fazer ruído e sim propor uma reflexão crítica. A VOZ COMO UMA AÇÃO.

COMPROMETER-SE com a voz, uma voz que é ação e que não implica apenas em falar ou escrever, mas palavras que fazem a diferença! Lory nos ensina a não usar as palavras que saíram de férias. Sabe aquelas que são ditas para agradar...

ENFIM...
PARA 2010. COMPROMETA-SE! COMPROMETER COMO UM IMPERATIVO DE VIDA E DE AMOR.

FAÇA A SUA LISTA DE COMPROMETIMENTOS...

A MINHA COMEÇA ASSIM... E JÁ VEM DE MUITO TEMPO... A CADA DIA VOU ACRESCENTANDO ALGO E PEÇO A AJUDA DE VOCÊS...

COMPROMETO-ME COM Á ÉTICA
Esperar numa fila,
A não jogar papel no chão,
Saber ouvir o outro,
Reciclar o lixo...
COMPROMETO-ME COM O COLETIVO
Não aderir SOMENTE a interesses particulares
Deixar de olhar para o próprio umbigo,
Pensar em ações que preservem o nosso planeta e façam a diferença...
COMPROMETO-ME COM A DANÇA
Uma dança criativa, movida pela co-autoria minha e de muitos,
Que se reinventa e por isso rejeita enquadramentos/padrões,
Que não se posiciona em entendimentos hierárquicos de melhor/pior, cerro/errado, mas que existe e se faz ação no mundo pelo simples fato de ser singular e não aderir a discursos que oprimem a diversidade,
Retomar o meu projeto de sistematizar uma metodologia de criação coreográfica para dança do ventre fora dos padrões habituais de cópia, mas que favoreça o processo criativo da aluna através de ferramentas de improvisação e o uso de elementos da dança (espaço, forma, tempo e qualidade),
Continuar a produzir conhecimento acadêmico com dança, seja através da pesquisa de Douotorado, seja através da produção de artigos...
COMPROMETO-ME COM A MINHA VOZ
Voz que é ação e se faz prática nos meus atos, pois voz sem ação é aconselhamento, é vazio...
COMPROMETO-ME A NÃO ABANDONAR MEUS SONHOS
Ainda que estes sejam difíceis de realizar e não se cumpram de fato em 2010, mas que ganhem cada vez mais espaço interno e força para torná-los realidade...
Mas continuarei seguindo com o sonho de me tornar uma professora universitária... um dia ainda participarei de um concurso para o magistério superior que se paute na ética e seja justo. Não desistirei, pois de que adianta tantos anos de estudo? (Graduação em Dança, Mestrado em Dança e Doutorado em Comunicação e Semiótica com interface em Dança).
Publicar minha dissertação de Mestardo,
Voltar ensinar Dança do Ventre em Salvador,
Retornar para as aulas de balé,
Ficar mais tempo com minha família,
Engravidar,
Adotar uma criança,
Deixar de comer carne vermelha,
Retomar o meu Projeto Re-creio com adolescentes em situação de violência sexual..
COMPROMETO-ME COM O AMOR
Amor que vem de Deus e me ensinou que este é o primeiro ato de comprometer-se com a vida,
A continuar a investir no ser humano, ainda que tenha desacreditado um pouco... Mas o ser humano é a continuidade de Deus...
COMPROMETO-ME...

FELIZ 2010 PARA TODOS NÓS!
QUE JESUS NOS ABENÇÕE!

3 comentários:

  1. Que desafio você nos lançou!
    Eu me comprometo com o perdão - pq nem sempre tenho conseguido pôr os ensinamentos cristãos em prática. Me comprometo também com fazer mais do que coleta seletiva - iniciar uma pequena campanha a favor da reciclagem. Me comprometo em aceitar o diferente por mais que ele me pareça estranho ou bizarro. Me comprometo a ouvir mais e falar menos. Me comprometo com minha intuição - quero dar mais atenção a ela esse ano. Me comprometo a continuar dançando - seja na aula, seja em casa. Nada tem tamanho poder para abalar o prazer que a dança me traz.
    Feliz 2010!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Lory assino em baixo. Nunca abandonar a nossa intuição e não permitir que o outro roube o nosso prazer de dançar!!!! Ahhhh tão difícil! Assim como o exercício do perdão... grandes desafios que também incorporo a minha lista. Aliás, essa já aumentou de ontem para hoje e sei que parte dos meus comprometimentos vão ser difíceis de materializar em 2010, mas eles podem estar vivos internamente como um exercício de convivência para que um dia, sim, sejam reais. Enfim, para 2011, 2012...

    ResponderExcluir
  3. Adoro seu blog e suas reflexões sobre a dança. Esse post então é fantástico. Comprometer-se consigo mesma, com a dança e com a vida.

    Abraços

    ResponderExcluir