quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CARTA PARA MINHAS ALUNAS...

04/01/2010
OI MINHAS QUERIDAS ALUNAS E MEU QUERIDO ALUNO RICK...

OBS: Comecei essa carta várias vezes em 2009 e era muito difícil continuar tão grande a saudade. Mas hoje foi o limite e disse a mim mesmo: vai como tem que ser!

Então segue...


São tantas coisas para dizer, que nem sei por onde começar. O melhor mesmo seria estar com cada uma de vocês, olhando nos olhos, trocando afeto e falando de forma atropelada, divertida e honesta como sempre fiz. Mas enquanto isso não acontece, pensei em escrever essa mensagem como uma forma de chegar “chegando” até podermos estar juntas outra vez em uma aula, em outro encontro com as Jasminas, em...

Ahhh meninas... são tantas imprevisibilidades que optei em tentar viver cada como uma possibilidade e driblar as exigências de uma virginiana sempre tão metódica e exigente. Mas para lidar com minha vida tão cigana – São Paulo, Paulo Afonso e Salvador, tenho tido muitos desafios e o mais difícil: aprender a negociar com o que chega (que nem sempre é como desejado) e exercitar a paciência para não se estressar além da conta. Justamente para aprender a fazer o exercício de desapego e se abrir para os presentes que o novo pode trazer e surpreender.

Com isso, não posso dizer que está sendo tranqüilo. NÃO! Só Deus sabe o quanto tenho aprendido a negociar com a vida e a lidar com a ausência da minha vocação – o ensino da dança do ventre. Mas ao mesmo tempo tenho tido tantos ganhos com o Doutorado, que só confirmam que fiz a escolha certa. Pois, estou sendo orientada por Helena Katz - uma das maiores pesquisadoras de dança do Brasil, o que significa dizer que estou aprendendo MUITO e tendo a oportunidade de ter acesso a conteúdos de dança de primeira linha.

Enfim...

Posso estar longe da sala de aula, mas sinto que tenho amadurecido muito na forma como tenho construído o meu pensamento sobre a dança e reafirmado minha vocação pessoal.

Nesse período em São Paulo fiz um curso com Gilberto Safra (Psicanalista) que abordou o tema sobre o Adolescer na Contemporaneidade. Ele falou um pouco sobre a vocação. Ou seja, o chamado vocativo, entendido muitas vezes como uma escolha profissional que começa a se desenhar no período da adolescência. Mas diferentemente do que se é compartilhado no senso comum, Safra propõe pensarmos vocação não como uma profissão, e sim como um chamado... Um chamado que dá sentido a vida, preenchendo-a até o dia da nossa morte.

Aqui, entendo também vocação como a capacidade da minha, sua, nossa vida ser SIGNIFICATIVA para o outro, aquilo que chamamos de FAZER DIFERENÇA, e que te fato coopera para a construção da existência humana.

E fiquei pensado nisso... Agradeci muito a Deus, porque pude atender a esse chamado e chegar onde me encontro. Afinal, quantos de nós podemos realizar nossa vocação? Agregar vocação a escolha profissional? Quantos de nós de fato contribuímos com o outro?

Por isso meninas, aproveito essa cartinha para pedir que vocês acreditem na vocação pessoal e tenham coragem para realizá-la. Uma vez, que sem a sua realização, a possibilidade de criamos feridas na nossa alma aumenta. E como aumenta... ACREDITEM, A VOCAÇÃO É A DIGITAL DA ALMA... Para que fomos criados e chamados no mundo.

Nesse sentido, fico aqui pensando em muitas de vocês... que podem ser arquitetas, mas fazem caixas maravilhosas... outras da área de administração, mas que enfeitam o mundo com mandalas, outras fazem arranjo de Ikebana, e outras e outras... agregam a vocação a profissão de fato, como professoras, psicólogas, dançarinas, médicas... o importante é a coragem para ser o que se pode ser.


Assim... Posso estar fora do cenário da Dança do Ventre em Salvador, mas estou caminhando em outras trilhas que me levam a formação necessária para a carreira do Magistério Superior. Entendida aqui, como um dos caminhos profissionais para minha vocação. Pois, ensinar na Universidade, nada mais é que a garantia de viver dignamente (falando em termos de salário) da minha vocação – a DANÇA. Que não excluí a Dança do Ventre é claro, mas abre brechas para dar continuidade e sustentação a sua permanência em minha e nas nossas vidas. Além, do que, aproveito para fazer outras conexões ampliando a leitura que tinha sobre a dança, tratando-a também pelo viés político. Sempre que puderem, visitem o meu blog (http://corpossibilidades.blogspot.com), pois lá tem um monte de coisa interessante sobre essas outras leituras.

Desejo para todas vocês MUITA CORAGEM e AMOR no ano de 2010. Coragem para deixar-se ser capturada pela real vocação (basta fechar os olhos se conectar com aquilo que lhe move de fato) e amor para fazer desse chamado uma ação compartilhada para o outro.

Sinto muita falta de cada uma, acreditem! Quero que me perdoem as vezes que não retornei uma ligação, um e-mail ou das várias vezes que não consegui mandar uma mensagem como essa. Pois, saibam o quanto é difícil manter outro tipo de vinculação com vocês SEM A SALA DE AULA. Dói, como dói... Por isso precisei silenciar-me e ficar quietinha no meu canto. Que, aliás, são vários cantos: Salvador, Paulo Afonso e São Paulo.

Tenho tido notícias sobre as andanças de vocês... das continuidades com a Dança e fico muito feliz. FELIZ MESMO, POR NÃO DESISTIREM. Prometo que em 2010 estarei mais perto que antes e se Deus ajudar, como tem ajudado, é bem provável que retorne a Salvador este ano.

Em março retorno para Sampa para concluir os créditos do Doutorado e em Junho volto para ficar por um longo período. Logo, logo vocês terão boas novas para nossas vidas. Orem por mim e me sustentem no AMOR. Amor que nos une além da Dança. Amor que sustenta as memórias do coração!

TUDO DO MELHOR no ano que chega!!!
FIQUEM COM DEUS,
SAUDADES,
Um beijinho lotado de carinho.

Márcia Mignac

Nenhum comentário:

Postar um comentário